Uma das medidas a serem implementadas pelo Governo do Estado para aumentar a arrecadação no Programa de Ajuste Fiscal (Pafisc) é a instalação de 1.625 câmeras do tipo OCR nas rodovias estaduais de Santa Catarina, os chamados “radares inteligentes”. São equipamentos que conseguem captar dados dos veículos e indicar irregularidades, como licenciamento atrasado. O foco da Secretaria da Fazenda será na fiscalização das cargas que circulam pelas estradas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Hoje, a fiscalização é feita com ações especiais que reúnem agentes de diversos órgãos estaduais. Com os novos radares, os mesmos órgãos terão acesso às informações sobre os veículos e cargas que trafegam no Estado em tempo real. Além de dados do caminhão e do motorista, o sistema permite consultar qual é a carga, a nota fiscal eletrônica ou manifesto de carga, se há seguro, e qual o destino.
Como um mosquito modificado poderá ajudar SC no combate à dengue
Esse tipo de fiscalização, utilizando OCR, é permitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e funciona em parte da malha federal. Santa Catarina tem 62 mil quilômetros de rodovias estaduais e 9,5 milhões de manifestos de carga ao ano.
Continua depois da publicidade
A Fazenda estima que 40% das cargas que circulam pelo Estado têm alguma irregularidade fiscal, o que traz uma perspectiva de impulsionar a arrecadação. A expectativa do governo é arrecadar até R$ 150 milhões por ano com a fiscalização e as multas emitidas por meio dos radares inteligentes.
Comissão de Meio Ambiente da Alesc tem queda de braços entre ex e atual presidente
A instalação dos radares já começou. Até agora, 178 foram instalados e o restante deve ser colocado até o final do segundo semestre.
Ainda não está claro se o mesmo sistema será usado também para aumentar a quantidade de multas sobre os veículos de passeio que circulam pelas cidades de SC.
Leia mais
Continua depois da publicidade
Secretário de Educação fala em bebida alcoólica em festas na escola e causa polêmica
Governo vai chamar novos policiais penais em SC
Lula vence batalha para nomear Décio Lima presidente nacional do Sebrae