O Governo de Santa Catarina deve melhorar a disponibilidade de informações aos cidadãos sobre a pandemia de coronavírus. Na coletiva de imprensa desta sexta-feira (10), o governador Carlos Moisés (PSL) apresentou um novo sistema de apresentação de dados que será atualizado em tempo real.
Continua depois da publicidade
O Estado usará o modelo britânico de compilação de informações, do Imperial College. O secretário de Estado de Administração, Jorge Tasca, disse que a plataforma não poderia ser usada anteriormente porque produz as projeções com base no número de óbitos. Esta semana, SC chegou a uma quantidade de mortes que permite a utilização do sistema.
No protótipo apresentado pelo governo, é possível verificar a evolução da doença no Estado, a quantidade de leitos disponíveis, e até mesmo a data provável de contaminação de cada paciente contabilizado.
O Núcleo Intersetorial de Inteligência do Estado, que está responsável pelas estatísticas referentes ao coronavírus, usará uma calculadora epidêmica para fazer projeções, que devem ajudar na definição de políticas públicas pelo governo e pelas prefeituras.
A medida deve melhorar o índice de transparência do Estado em relação ao coronavírus. Santa Catarina é um dos estados brasileiros com pior avaliação em um levantamento sobre a forma como os governos informam a situação da pandemia. O estudo foi feito pela organização Open Knowledge Brasil.
Continua depois da publicidade
SC está em 18º lugar no país, em nível considerado “opaco” de transparência, ou seja, com pouca de clareza nas informações. O levantamento considerou o que é publicado no site oficial.
Apesar do anúncio de melhorias, o governo ainda não divulgou quando as informações serão abertas ao público.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz