O governador Jorginho Mello (PL) assinará em Itajaí, nesta quarta-feira (2), autorização para dar início aos estudos ambientais e ao projeto executivo da dragagem à montante do Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes. A área fica rio acima dos grandes portos, e tem uma série de terminais portuários e estaleiros à margem – inclusive o estaleiro onde são construídas as bilionárias fragatas para a Marinha do Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O projeto tem dois objetivos: um econômico, para potencializar a atividade de navegação dos empreendimentos que ficam rio acima, e outro de proteção e defesa civil. A dragagem deve aumentar o escoamento do Rio Itajaí-Açu, ajudando a reduzir os riscos de cheias.
O Estado vai investir no projeto R$ 820 mil, e a previsão de entrega dos estudos e do projeto é de cinco meses, ou seja, março de 2025.
O porto de SC que projeta “engolir” Santos e se tornar o maior da América do Sul
Continua depois da publicidade
– A situação atual apresenta restrições de profundidade que impactam diretamente na capacidade de operação portuária e na segurança da navegação. Este projeto determinará o que efetivamente precisa ser feito, qual o volume de dragagem nesta área, por exemplo, e a partir destas informações o estado terá informações sobre quais outros investimentos serão necessários que as empresas que atuam na área possam se desenvolver e diminuir os riscos que a população enfrenta a cada período de fortes chuvas – diz o secretário de Portos e Aeroportos, Ivan Amaral.