O Governo de Santa Catarina acionará neste domingo (19) o Centro Integrado de Operações (Ciop) para administrar as operações de acompanhamento das chuvas no Estado. Formado por integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), do qual fazem parte representantes de todas as estruturas de governo e também de organizações não governamentais, o Ciop é acionado para dar respostas rápidas em eventos extremos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Na noite deste sábado (18), o governador Jorginho Mello (PL) esteve na sede da Defesa Civil Estadual para acompanhar de perto os trabalhos de acompanhamento das chuvas. De acordo com o Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, as maiores intensidades ocorreram entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Chuvas no RS podem mudar cidades de lugar e resultar em migração para SC
A expectativa é que nas próximas horas a frente comece a avançar em direção ao Norte como frente fria, o que pode causar chuvas de forma moderada a forte em áreas do Centro e Norte de Santa Catarina, incluindo áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Continua depois da publicidade