O governo do Estado vai dispensar a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos abertos, como praias e parques. A medida será publicada nas portarias que regulamentarão o decreto, esperado para o fim da tarde desta sexta-feira (18), em que SC vai oficializar a abertura de eventos e parques temáticos.
Continua depois da publicidade
> ATUALIZAÇÃO: SC adia decreto sobre praias para a semana que vem e libera casas noturnas
O texto deve indicar o uso, nesses locais, como ‘recomendado’ – ou seja, não obrigatório. Mas haverá exceções. Nas praias, por exemplo, a máscara será necessária para frequentar banheiros, balcões de bares, ter contato com ambulantes, e na entrada e saída de estacionamentos. Os detalhes serão detalhados nas portarias.
> Moradora de SC joga máscaras pela rua após flagras de desrespeito; veja vídeo
A expectativa é que o decreto – que incluirá a liberação de permanência nas praias, como adiantou o colega Anderson Silva – saia ainda nesta sexta, com validade a partir de segunda-feira (21). A partir daí as portarias com a regulamentação, em que serão incluídas as novas regras para o uso de máscaras, sairão em um prazo de até três dias. Isso significa que estarão válidas até o feriado de Natal, quando o Estado deve receber um bom número de turistas.
Continua depois da publicidade
As máscaras são obrigatórias no Estado, em todos os espaços de uso público e privado, desde abril.
Durante a tarde, o secretário de Estado da Saúde conversou a respeito com Raphael Faraco na CBN:
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz