O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, afirmou nesta sexta-feira (5) que o presidente Javier Milei “tem como prioridade outras reuniões” no Brasil, “como com o governador de Santa Catarina”. Adorni respondeu a um questionamento da CNN sobre a decisão de não realizar uma agenda bilateral com o governo brasileiro na primeira visita oficial ao Brasil, que incluísse um encontro com o presidente Lula (PT).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Ainda de acordo com o porta-voz, a viagem será curta e “não haverá tempo para outras reuniões”.

A afirmação foi feita durante uma conferência de imprensa em Buenos Aires. Adorni também citou como prioritária uma reunião do presidente argentino com empresários, que deve ocorrer na manhã de domingo (7). Ele não mencionou o encontro de Milei com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Balneário Camboriú.

PF envia reforço de Brasília para acompanhar Milei em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

A decisão de Milei de não se reunir com Lula – mas participar de evento um congresso conservador ao lado de Bolsonaro – causou desconforto no Itamaraty e foi vista como uma deselegância diplomática. O residente argentino decidiu vir a SC ao invés de participar da cúpula do Mercosul, que começa no domingo em Assunção, no Paraguai.

Quem é Javier Milei:

Além dos assuntos referentes ao bloco econômico, Brasil e Argentina têm outras questões a tratar. Há cerca de um mês, o Brasil socorreu os argentinos enviando gás da Petrobrás para atender à demanda do país vizinho. A Petrobras ficou um acordo de três anos com a estatal argentina.

Milei deve desembarcar no Aeroporto de Navegantes na noite de sábado (7), e seguirá para o Hotel Mercure, em Balneário Camboriú. Segundo o governo argentino, ele terá uma reunião com o governador Jorginho Mello às 14h, e às 16h estará no palco do congresso conservador CPAC, que ocorre no Expocentro.

Continua depois da publicidade

A previsão é que, logo depois do evento, Milei siga para o aeroporto e embarque de volta para a Argentina.

Veja o pronunciamento do porta-voz argentino:

Leia também

Argentina informa Itamaraty sobre viagem de Milei a SC

Milei pode entrar no Brasil como “turista” e sem protocolo de chefe de Estado

Ingresso de show internacional e segurança reforçada: como é evento que terá Milei e Bolsonaro em SC