A Secretaria Especial de Cultura do governo federal publicou no Diário Oficial da União uma portaria que suspende a análise de projetos culturais com financiamento pela Lei Rouanet para cidades e estados que tenham medidas restritivas contra a Covid-19. No momento, quase todo o país está sob colapso no sistema de saúde e as restrições são uma imposição da falta de vagas nos hospitais

Continua depois da publicidade

> Ministro da Saúde visita Chapecó em meio a colapso causado pela Covid-19

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O texto, assinado pelo secretário Andre Porciuncula Esteves, estabelece que o governo só analisará pedidos de propostas culturais “que envolvam interação presencial de público” e não estejam em “ente federativo em que haja restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto”. 

A Portaria é válida por 15 dias e impede, por exemplo, o financiamento de projetos online pela Lei Rouanet – ou mesmo propostas que preveem execução em longo prazo.

Continua depois da publicidade

> Colapso em SC pede medidas duras e menos marketing de políticos nas redes sociais

> Seis em cada dez casos de Covid-19 em SC são de novas variantes

No setor cultural, a medida é vista como mais uma sinalização do governo federal para boicotar as medidas restritivas, que sofrem resistência pessoal de Jair Bolsonaro. O secretário que assina a medida se posiciona contrário a medidas de restrição, assim como o presidente da República.

> “Não enxergo outra alternativa”, diz procurador sobre lockdown a empresários

O Brasil registrou esta semana recorde de mortes por Covid-19, e uma levantamento da Fiocruz, em oito estados brasileiros, apontou a prevalência das ‘variantes de atenção’, consideradas mais transmissíveis. Seis estados tiveram resultados compatíveis com novas variantes em mais da metade das amostras – o que aponta para a urgência na adoção de medidas restritivas.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​