O deputado federal Jorge Goetten assume nesta semana o comando estadual do Republicanos em Santa Catarina. A filiação ocorrerá em Brasília, em um ato discreto, e selará a transferência do parlamentar, que deixou o PL com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o governador Jorginho Mello ter vencido o “leilão” do Republicanos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na última sexta-feira (14), o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, enviou uma carta aos correligionários em que confirma a mudança de comando em Santa Catarina – o partido era presidido pelo ex-governador Carlos Moisés – e diz que os acordos já firmados serão mantidos.

A afirmação colocou água na fervura em um dos principais pontos de debate a esta altura das eleições municipais. O Republicanos vinha se posicionando como “partido acessório” para outras legendas, especialmente o PSD, em diversas cidades no Estado.

Renan Filho marca data para apresentar revisão do contrato da BR-101

Continua depois da publicidade

A afirmação de Marcos Pereira tranquiliza quem já tinha alinhavado as costuras para a campanha que se aproxima. Mas, em conversa com a coluna na noite de domingo, Goetten disse que a decisão não está “engessada” e que há espaço para conversas. O objetivo dele é fazer o máximo de alianças possível com o PL de Jorginho:

– Os acordos que tiverem que ser mantidos serão, mas é possível renegociar. Nada à força, mas no convencimento, no amor. Se for bom para as lideranças locais, manteremos (o que for acordado). Se estiverem convencidos, vão atender nosso pedido e estarão com o PL.