Uma construção histórica e imponente, que hospedou Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina no século 19. Mas são as águas que alimentam o complexo onde fica instalado o Hotel Caldas da Imperatriz, hoje gerido pelo Estado, sua maior riqueza. As águas termais – as primeiras reconhecidas assim no Brasil, ainda no tempo do Império, estão no roteiro do Globo Repórter desta sexta-feira, “O Poder das Águas”, que foi produzido pela equipe da NSC.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O repórter Ricardo Von Dorff vai mostrar o poder das águas que brotam do chão em Santo Amaro da Imperatriz, e curiosidades do hotel como as banheiras em mármore italiano, que estão lá desde os tempos do imperador. É um patrimônio que Santa Catarina ainda conhece pouco, e a aposta do Estado para “bombar” o turismo é a concessão da Companhia Hidrocaldas – incluindo o hotel.
Balneário Camboriú desbanca Rio de Janeiro e vai sediar convenção nacional do comércio
É uma sociedade de economia mista, que hoje tem o Estado como único acionista. O hotel é o principal atrativo, mas não é o único. Há um complexo ao redor com 40 mil metros quadrados de área, e que inclui até um centro de práticas integrativas de saúde, usado para tratamentos custeados pelo SUS.
Em 2020, o hotel quase foi a leilão devido a dívidas acumuladas, que somavam mais de R$ 7 milhões e que têm como principal credor a União. Os débitos, que incluíam impostos e processos trabalhistas, foram renegociados – e o leilão foi evitado. Mas complexo passou a ser visto como um custo desnecessário para o Estado.
Classificados de “terroristas” pela PRF, bloqueios ameaçam temporada em SC
Neste ano, o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), ligado à Secretaria de Estado da Fazenda, lançou uma sondagem de mercado para avaliar o interesse na concessão da Companhia Hidrocaldas e do Hotel Caldas da Imperatriz. Três empresas do setor se apresentaram, uma de Santa Catarina, uma da Bahia e uma do Rio de Janeiro.
A expectativa é que a concessão possa resgatar os investimentos na infraestrutura do hotel e do complexo termal, para ampliar o potencial turístico da região – a ideia é que a Grande Florianópolis alcance outros destinos conhecidos no país no turismo de águas termais, como ocorre em Goiás.
Como SC pode se tornar a Hollywood brasileira
Por enquanto, a proposta de concessão está em stand by. O governo do Estado decidiu suspender o processo durante o período de transição, e entregar o projeto ao governo Jorginho Mello (PL), que assume a partir de janeiro. Por enquanto, não há um posicionamento do próximo governo quanto ao destino da Companhia Hidrocaldas.
O Globo Repórter “O Poder das Águas” vai ao ar no dia 25 de novembro, e mostrará como a água é capaz de promover saúde e bem-estar. A equipe visitou as cidades de Balneário Piçarras, Santo Amaro da Imperatriz, Santa Rosa de Lima, Piratuba, Palhoça e Vale do Capão que fica na cidade de Palmeiras, no coração da Bahia.
Continua depois da publicidade