O Banco Mundial trouxe a Santa Catarina quatro técnicos da organização suíça Itacet Foundation, especialista em túneis subterrâneos para metrôs e túneis submersos, como o que vai ligar Itajaí e Navegantes, sob o leito do Rio Itajaí-Açu. O banco financiará uma parte do projeto, que também conta com recursos públicos e privados.

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Os especialistas passarão três dias em Itajaí, para um workshop com engenheiros. Nesta terça-feira (29), os suíços acmpanharam a assinatura do protocolo de intenções pelo governador Jorginho Mello (PL), que coloca o Governo de Santa Catarina oficiamente no Promobis – o projeto de mobilidade urbana que inclui a construção do novo túnel. O Estado aportará ao todo US$ 24 milhões no programa.

Para a coordenação do Promobis, o workshop com os especialistas suíços trouxe um indicativo de que o projeto já desperta interesse nas grandes empreiteiras do país e do mundo. As maiores empresas brasileiras enviaram representantes, e também empresas especializadas da Espanha, Índia e Holanda. A expectativa era que o treinamento contasse com 60 profissionais – mas 85 se inscreveram.

Imagens inéditas mostram “passeio” pelo túnel submerso entre Itajaí e Navegantes

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O túnel Itajaí-Navegantes disputará com o túnel Santos-Guarujá para ser o primeiro submerso no Brasil. Em São Paulo, a estrutura entrou no programa de ampliação do porto de Santos. Por aqui, o túnel será construído em parceria público-privada

O edital será lançado pelo governo do Estado. A empresa que construir a estrutura terá direito de exploração, com cobrança de pedágio.

A estimativa é que, com o pedágio custando o preço atual da travessia de ferry boat, que varia de R$ 1,45 (pedestre) a R$ 13 (caminhão), o túnel tenha retorno de 16,5% ao investidor – um percentual considerado alto. Para que dê lucro, um empreendimento como esse precisa ter pelo menos 11,5% de retorno.

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