A dinamarquesa Maersk, gigante do transporte marítimo que tem atuação em SC – é uma das controladoras do Porto Itapoá – colocou em operação o primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a metanol verde. O combustível é uma variante do hidrogênio verde, produzido de forma renovável e sem emissões poluentes. É a grande aposta do setor para a transição energética na navegação.

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O motor do navio opera tanto com metanol verde, quanto com combustível convencional com baixo teor de enxofre.

Construído pelo estaleiro Hyundai Mipo, em Ulsan, na Coreia do Sul, o navio está em sua primeira viagem, navegando até o porto de Copenhagen, na Dinamarca. A previsão de chegada é em 14 de setembro, quando ocorrerá a cerimônia oficial de nomeação – o “batismo” do navio. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, será a madrinha do porta-contêiner.

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Após a entrega oficial, o navio seguirá para a sua futura rota operacional regular no Mar Báltico. Por enquanto, não há previsão de utilização da embarcação em viagens ao Brasil. No entanto, é provável que os portos brasileiros – e catarinenses – recebam em breve outras embarcações com a mesma tecnologia.

A Maersk encomendou ao todo 25 embarcações com configuração de motor bicombustível, que estará 100% operacional a partir de 2027. O objetivo da gigante mundial é atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em 2040 em todos os seus negócios. A empresa pretende transportar um mínimo de 25% da carga marítima utilizando combustíveis verdes até 2030.

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