A primeira adega de maturação de vinhos no fundo do mar no Brasil será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (5), em Bombinhas, com a degustação dos primeiros rótulos. A Underwater Cellar Bombinhas fica entre as praias do Ribeiro e de Bombinhas, e é a única no mundo a unir é a única no mundo implementada monitoramento técnico e valorização dos produtos catarinenses.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A iniciativa é uma parceria entre Renieri Balestro, fundador da empresa de mergulho Patadacobra, e Eduardo Lazzarin, sommelier e proprietário da adega Catta Wines. As garrafas de vinho estão entre 10 e 15 metros de profundidade, com monitoramento 24 horas, e são retiradas periodicamente para análise química e sensorial, com apoio da Epagri e de outras instituições científicas.

A técnica de maturação subaquática é bastante rara e exclusiva, utilizada em poucos países como França, Espanha, Austrália e Itália. A técnica considera que o ambiente marinho oferece condições únicas para o envelhecimento, como ausência de luz, temperatura estável e o movimento contínuo das ondas, que aceleram o processo e confere sabores diferenciados aos vinhos.

Veja imagens da adega:

Continua depois da publicidade

Com os imóveis mais caros do Brasil, SC lançará auxílio para entrada na casa própria

A iniciativa vem sendo desenvolvida ao longo de quatro anos, tempo em que licenças ambientais e parcerias foram constituídas, com apoio da Marinha do Brasil. O projeto integra vinhos de diversas vinícolas da Serra Catarinense e algumas vinícolas gaúchas, conectando o Litoral ao enoturismo serrano.

O lançamento institucional tem o apoio técnico e operacional da Prefeitura Municipal de Bombinhas, do parlamento estadual e do Governo do Estado, tendo como padrinhos a Deputada Estadual Paulinha e o Prefeito Paulinho. O presidente da Associação Vinhos de Altitude, Diego Censi, além de instituições como a Epagri e a Secretaria de Estado do Turismo também participam da iniciativa.

O lançamento contará com vinícolas catarinenses como Pericó, Suzin, Monte Agudo, Gaudio, Villagio Conti, Hiragami e Santa Augusta, bem como outros produtores nacionais e internacionais, incluindo a Tenuta Malucelli, da Itália, e as gaúchas Arte Líquida, Alba Destilaria e Vita Eterna. Todas as vinícolas envolvidas compartilham o estilo boutique.

Continua depois da publicidade

A ideia é que a adega no fundo do mar incentive o turismo nacional, com a criação de roteiros de degustação e mergulho, além de colocar Santa Catarina como um polo de inovação enológica.

Leia também:

Construtora do mercado de luxo de Balneário Camboriú faz primeira torre em Curitiba

Governo contesta base e diz que projeto do saneamento permanece

Startup de SC fará investimento bilionário no mercado nacional de energia