Um navio de contêineres do armador francês CMA CGM chamou atenção no canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí-Açu, nesta segunda-feira (21). Batizado de São Paulo, o gigante de 336 metros de comprimento tem uma espécie de armadura verde na proa, bem diferente do padrão das embarcações.

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O navio atracou no início da tarde e permanecerá em operação até terça-feira.

O CMA CGM São Paulo integra um novo modelo de navios com “tecnologia verde”, projetados para reduzir a pegada ambiental – o que inclui o uso de biocombustível, quando disponível, e economia de consumo. A principa responsável é justamente a proa diferentona, que serve como defetor de vento. A inovação aerodinâmica pode economizar ate 4% no consumo do navio.

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Outro defletor, instalado na popa – a parte traseira do navio – ajuda a melhorar o desempenho da hélice, também economizando combustível e reduzindo as emissões de dióxido de carbono. Segundo o fabricante, um sistema inteligente de escape reduz em 28% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa e elimina em 50% o vazamento de metano.

Esses navios têm a opção de operação tradicional, com GNV, ou com combustível alternativo, como o biometano.

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O uso de novas tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos grandes navios tem sido uma constante. Assim como outros setores, a navegação marítima tem procurado se adaptar aos novos tempos, com a mudança climática.

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Além de novos tipos de combustível, navios de nova geração têm testado outras alternativas como painéis solares e até as antiquíssimas velas, que ressurgem como opção sustentável.