Imagens divulgadas pela Associação Comunitária dos Moradores da Praia Brava, em Itajaí, mostram a faixa de areia loteada pelos guarda-sóis de bares e restaurantes logo nas primeiras horas da manhã. Outros flagrantes mostram os kits sendo retirados por comerciantes quando ocupados por banhistas que não pretendem consumir no local.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As regras para a utilização das praias neste verão em Itajaí permitem que cada comércio instale no máximo 30 conjuntos de cadeiras e guarda-sóis, com possibilidade de aumento se houver demanda. A área a ser ocupada, no entanto, não pode ultrapassar fachada do estabelecimento.
As fotos, no entanto, mostram que a normativa não tem sido cumprida. Outras regras válidas: os comerciantes não podem cobrar pela utlização dos guarda-sóis e cadeiras instalados em áreas públicas, e não podem determinar consumação mínima.
Movimento na BR-101 em SC faz pedágio registrar mais de 2 mil veículos por hora
Continua depois da publicidade
Os regramentos municipais para o uso da faixa de areia começaram a valer depois que virou lei a outorga das praias aos municípios, a partir de 2017. As cidades que requerem a outorga podem estabelecer as próprias normas – mas, via de regra, a fiscalização é falha e os abusos são constantes.
A legislação brasileira estabelece que as praias são área de domínio da Uniao, e de livre acesso em todo o território nacional.
Veja flagrantes de irregularidade na Brava:
Leia também
Lula pede R$ 100 mil a Hang em danos morais por faixas de “ladrão”
SC tem duas cidades no “top 5” dos destinos mais procurados do Brasil no Réveillon