Morreu neste domingo (19) em Dusseldorf, na Alemanha, o fotógrafo catarinense Paulo Greuel, um dos mais reconhecidos artistas plásticos contemporâneos brasileiros. Ele estava com 70 anos e teve uma parada cardíaca em casa, no apartamento que funcionava como “Living Galerie”.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Fotógrafo premiado e autodidata, Greuel nasceu em Blumenau e viveu entre Santa Catarina e a Alemanha, onde iniciou os estudos sobre fotografia. Ao longo da carreira, ele trabalhou com imagens publicitárias, produziu editoriais para publicações famosas e desenvolveu um estilo único na fotografia artística.

Greuel assinou diversas exposições no Brasil e na Europa. Em SC, viveu durante muitos anos no Campeche, em Florianópolis, e retratou várias personalidades do Estado na série “Cabeças de Santa Catarina”. O Catálogo das Artes resgatou uma fala de Diógenes Moura, Curador de Fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que resume o estilo do catarinense: “O trabalho de Paulo Greuel vem do sistema de procura onde o fotógrafo, a partir de uma imagem realisticamente visceral, invade um mundo que ultrapassa toda essa questão virtual para deliberadamente se estabelecer no mundo dos sonhos”.
Continua depois da publicidade
Durante a pandemia, Greuel havia decidido deixar Santa Catarina e retornar à Alemanha. A família ainda não informou detalhes sobre a despedida.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer
Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão
Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões