O PL teve um revés em uma das cidades-chave na aproximação com o Republicanos em Santa Catarina. O partido firmou apoio ao PSD em Itajaí, e indicou o presidente da Câmara, Marcelo Werner, como vice na chapa liderada por Osmar Teixeira (PSD).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A convenção do Republicanos de Itajaí ocorreu aos 45 do segundo tempo – na segunda-feira (5) à tarde, prazo limite para definição das candidaturas. A cidade era importante para o PL porque o Republicanos é forte em Itajaí, tem quatro vereadores e a presidência do Legislativo.

As informações de bastidor dão conta de que o governador Jorginho Mello (PL) trabalhou, por meio de interlocutores, até a última hora para tentar mudar a definição da executiva municipal.

PL e MDB medem forças em Itajaí com convenções lotadas

Continua depois da publicidade

Em junho, Jorginho “tomou” o Republicanos do ex-governador Carlos Moisés, em um movimento que incluiu a transferência de partido do deputado federal Jorge Goetten, que assumiu a presidência da sigla em SC.

A meta de Goetten era aproximar os dois partidos – o que resultou em acordos desfeitos, especialmente com o PSD. As mudanças incluíram cidades como Criciúma, Navegantes e Balneário Camboriú, onde o Republicanos deixou a dobradinha com o PSD para se unir às candidaturas do PL.

Durante a convenção em Itajaí, na segunda-feira, o presidente municipal do Republicanos, Fábio Rezes, agradeceu aos deputados federais Jorge Goetten e Marcos Pereira (SP), presidente nacional do partido, pelo apoio e confiança no diretório municipal. A chapa que tem como candidato Osmar Teixeira e Marcelo Werner foi lançada oficialmente na convenção do PSD, durante a noite.