O BNDES vai financiar até R$ 83 milhões para a execução de serviços em 13 embarcações de apoio à exploração de petróleo e gás em Santa Catarina. O trabalho será executado pelo estaleiro Navship, em Navegantes. Os recursos virão do Fundo de Marinha Mercante (FMM).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Todas as embarcações pertencem à empresa de navegação Bram Offshore Transportes Marítimos Ltda., do Rio de Janeiro. Sete passarão por serviços de reparo e manutenção, e outras cinco por conversão.

A Bram Offshore pertence ao grupo norte-americano Edison Chouest, que controla estaleiros, terminais portuários, empresas de armação e afretamento e serviços submarinos. No Brasil, a empresa tem a maior frota de embarcações supply, que prestam serviço para a exploração de petróleo.

A retomada das manutenções é uma boa notícia para a indústria naval em Santa Catarina, que ressurge após o processo de desmonte que levou à perda de mais de 10 mil vagas de emprego. A partir de 2015, as empresas do setor viveram uma “tempestade perfeita”: queda no preço do barril de petróleo, retração do mercado mundial e a devassa da Operação Lava Jato, que resultaram em prejuízos em série.

Continua depois da publicidade

Uma parte das empresas fechou para nunca mais reabrir. Alguns estaleiros, como o Navship, mantiveram as atividades com queda acentuada no número de encomendas e de trabalhadores.

O segmento se encontra em retomada, com novas contratações pelas petroleiras e aumento da flotilha. De setembro do ano passado a maio deste ano foram incorporadas 20 novas embarcações à operação no Brasil, chegando a 410 entre nacionais e estrangeiras.

Além disso, o setor de construção naval ganhou um novo “braço” com a indústria naval militar. Um dos estaleiros que antes servia à indústria do petróleo hoje integra o consorcio Águas Azuis, que constrói fragatas para a Marinha do Brasil em um projeto milionário, que iniciou a montagem da primeira embarcação em setembro.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade