Aos 28 anos, Dudu Poerner, o chef Dudu, é o representante de Santa Catarina na final do reality show Mestre do Sabor, e tem colecionado elogios dos jurados com suas preparações. Um talento que não surpreende quem conhece seu trabalho, em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Dudu descobriu o gosto pela cozinha ainda criança. Fez faculdade de Gastronomia e passou pelo estrelado restaurante Noma, em Copenhague, na Dinamarca – um dos mais celebrados do mundo.

De lá, trouxe o conceito de valorização dos produtos locais, que leva a sério em seu restaurante, que fica na Barra Sul. Da cozinha do Restaurante Dudu saem pratos cheios de sabor e criatividade, com DNA catarinense.

O sucesso no programa também refletiu nas reservas do restaurante, que chega a ter filas de espera.

Entre um compromisso e outro, Dudu conversou com a coluna a poucos dias de enfrentar a batalha final.

Continua depois da publicidade

Entrevista: Dudu Poerner

O que te levou ao programa?

O programa não teve processo seletivo, foram indicações. Eu estava em casa quando me ligaram, falando que era da Globo. Já tive oportunidades anteriores e nunca havia tido interesse em participar, por uma questão de exposição, e por achar que não era o momento. Desta vez, pensei bem, falei – Globo é Globo, vou encarar. Sou novo, a gente sabe que tem sempre algo a perder, um nome a zelar, que é uma exposição grande, mas vou fazer o que amo e o que gosto de fazer. Se fizer com o coração, vai dar tudo certo.

Até agora, o que foi mais desafiador?

Todo dia é uma batalha nova, mas o mais desafiador é vencer os nossos medos. Um monte de câmeras, plateia. Cozinhar é o que a gente faz todo dia, mas cozinhar em meio a essa pressão é outro desafio.

O que esperar desta reta final?

Cheguei até aqui, sou o participante de Santa Catarina. A gente na verdade não sabe de nada, só descobre quando entra no estúdio o que vai ser (a prova), qual o formato.

Qual o reflexo que o programa trouxe para o restaurante?

Está bem concorrido, vários dias não conseguimos atender todo mundo. O pessoal está vindo de longe, de outros lugares para conhecer o restaurante. Santa Catarina é um estado turístico, então pessoas vem do Brasil inteiro e estão aproveitando para conhecer o restaurante também.

Continua depois da publicidade