O projeto de lei que revoga o desconto de 14% dos servidores aposentados de Santa Catarina tem causado uma disputa interna em uma parte da esquerda catarinense. O freio na proposta que tramita no Legislativo teria sido estimulado por dois sindicatos de servidores do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo fontes ouvidas na Alesc, parte das lideranças sindicais, que têm interesse em disputar as próximas eleições pela esquerda, seria a responsável por “segurar” a proposta que tramita hoje no Legislativo, que foi apresentada pelo petista Fabiano da Luz e leva assinatura de 12 parlamentares do PT e de outros partidos. O que está em jogo é a “paternidade” do projeto.
Fim do desconto de 14% dos aposentados do Estado entra na pauta da Alesc
Jorginho sinaliza revisão do desconto de 14% dos aposentados em mensagem de rede social
Continua depois da publicidade
As entidades sindicais trabalharam em paralelo, por um projeto de iniciativa popular. Como o texto que saiu de dentro do Legislativo ganhou corpo, estariam tentando ganhar tempo para colher mais assinaturas e emplacar a proposta com o “selo” sindical.
Relator se diz favorável a projeto que revoga desconto de aposentados e explica diligências
O pedido de diligências do deputado Pepê Collaço na última sessão da Comissão de Constituição e Justiça, na semana passada, teria atendido a esses grupos sindicais. Curiosamente, a maioria das diligências de Collaço foi direcionada justamente aos sindicatos. À coluna, Pepê Collaço disse que quer dar oportunidade para que os sindicatos sejam ouvidos.
Com as diligências, o projeto só retorna à pauta da CCJ em um mês e meio.