O estaleiro da Azimut Yachts em Itajaí, o único da marca fora da Itália, mergulhou na “Indústria 4.0” para integrar e digitalizar os recursos necessários para a fabricação das embarcações, que seguem o mesmo padrão da matriz italiana – a maior fabricante de iates de superluxo no mundo. O projeto, que recebeu o nome de Minerva, deve reduzir em até 25% o tempo de entrega das embarcações e aumentar em 25% a capacidade produtiva do estaleiro.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
A medida chega num momento em que a quantidade de pedidos já provoca lista de espera pelos milionários iates de luxo da marca, que inclui no portfólio o modelo usado por Cristiano Ronaldo – a Azimut Grande 27 Metri. O tempo de espera pode chegar a mais de um ano.
A marca adotou o sistema Advanced Planning and Scheduling (APS) da Siemens, que é líder global em soluções digitais para a indústria. O mesmo software já é utilizado por grandes multinacionais. A proposta é obter capacidade máxima de produção e promover a reorganização sustentável dos processos fabris.
– O sistema APS é mais um investimento em termos de desenvolvimento produtivo e novas tecnologias que beneficia tanto a indústria brasileira quanto nossos clientes. Ele nos dará uma visão geral de todos os cenários produtivos e isso vai resultar no uso mais eficiente dos recursos disponíveis e a redução no tempo de entrega de iates. Proporcionará uma visão integrada que irá favorecer tomadas de decisões de forma muito mais estratégica e efetiva – explica o CEO da Azimut Yachts Francesco Caputo.
Continua depois da publicidade
Conheça o ‘iate do Cristiano Ronaldo’ de US$ 10 milhões construído em SC
O diretor de produção, Felipe Monteiro, diz que o novo sistema vai proporcionar um processo decisório mais robusto e assertivo, com a possibilidade de avaliar os cenários e como as restrições de processo estão impactando a fabricação das embarcações.
– Entre outros benefícios podemos citar a redução da movimentação de materiais, compras mais estratégicas, redução de fretes e, principalmente, redução dos prazos de entrega – diz.
O sistema APS de planejamento começou a ser implantado no final do primeiro semestre e passa a funcionar 100% agora em outubro. No mês seguinte, os resultados iniciais já devem ser observados na fábrica com a criação dos primeiros modelos de sequenciamento fino da produção, simulando cenários de produção com visão de semanas, meses e anos.
CR7 em iate idêntico ao que é fabricado em SC
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Continua depois da publicidade
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz