A Superintendência do Porto de Itajaí agendou para esta terça-feira (28), às 9h, a segunda manobra-teste na nova bacia de evolução, que atende ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. A operação levará ao fechamento temporário do ferry boat, que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes.
Continua depois da publicidade
Quem precisar atravessar durante a suspensão das atividades poderá seguir até a balsa da Barra do Rio, ou usar a BR-101. A recomendação, especialmente para quem tem voo marcado no Aeroporto de Navegantes, é antecipar a travessia.
A expectativa é que o tempo de interrupção do ferry boat seja menor do que na primeira manobra-teste, no dia 16 de janeiro. Este foi um dos pontos a serem melhorados, identificado na avaliação da primeira operação.
Nesta terça, a manobra será feita pelo navio MSC Arica, que tem 299,18 metros de comprimento por 48,2 metros de largura (boca). O teste será similar ao primeiro, com o navio seguindo de ré desde o cais até a foz, onde fica a bacia de evolução. Ao chegar à área de manobras, a embarcação fará um giro de 180º e seguirá viagem, rumo ao Porto de Paranaguá (PR).
Em caso de mau tempo, a manobra será cancelada. A Marinha determinou que sejam feitos seis testes, ao todo, antes da homologação da nova bacia de evolução – e consequente abertura dos portos de Itajaí e Navegantes para navios maiores, de até 336 metros de comprimento, e mais carregados.
Continua depois da publicidade