Os dias ensolarados da última semana agitaram o setor de reservas dos hotéis em Balneário Camboriú. A expectativa do Convention & Visitors Bureau e do Sindisol, sindicato que representa os empresários do setor, é chegar a 60% de ocupação dos leitos nesta segunda quinzena do mês, quando é maior o movimento de férias.

Continua depois da publicidade

Um termômetro para a procura da região pelos turistas nesta época do ano é o Aeroporto de Navegantes, que terá 88 voos extras no mês para atender a demanda. A expectativa é de um crescimento de 3,2% no movimento de passageiros. Num momento em que cresce a demanda de turismo rodoviário no país, o aumento no volume de voos e passageiros é considerado um importante indicativo do vigor econômico do turismo.

O secretário municipal de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsly, considera que as promoções no comércio e eventos como o festival gastronômico Balneário Saboroso, apresentado no pacote de atrações de inverno, competem com sol e mar na preferência dos turistas nesta época do ano. A localização estratégica é outro ponto: a cidade se “vende” como porta de entrada para o turismo regional, que inclui o Beto Carrero World e o Vale do Itajaí.

Para Margot Liborio, do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a ocupação só não será maior porque a economia ainda patina. Caso contrário, com a ajuda do sol, teríamos um mês de julho histórico no Litoral de SC.

Continua depois da publicidade