O roteiro de Jair Bolsonaro em São Francisco do Sul no Carnaval será de pesca e descanso. Nada diferente da primeira passagem do presidente pela região, menos de dois meses atrás. O passeio de férias será em companhia do deputado federal Hélio Negão (PSL-RJ) e do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, que deve ciceronear Bolsonaro novamente em SC.

Continua depois da publicidade

> Saavedra: Bolsonaro deve voltar a São Francisco do Sul

Os filhos do presidente também devem acompanhá-lo no Carnaval. Na última vez, Carlos Bolsonaro viajou com o pai.

Detalhes do itinerário ainda são mantidos em sigilo pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável por organizar as viagens do presidente. Não foi divulgado, por exemplo, em qual aeroporto ele deve descer em SC. A comitiva chega no sábado (13), e volta a Brasília na terça-feira (16).

> Em SC, Bolsonaro volta a defender vacina fabricada no Brasil e celebra vitória de aliados no Congresso

Continua depois da publicidade

Bolsonaro escolheu São Francisco do Sul porque gostou da hospedagem em dezembro. Seif, que é catarinense, já havia tentado trazê-lo em férias a Itajaí e Balneário Camboriú – mas a equipe do presidente prefere o ambiente do forte militar, por segurança. As características da construção, ‘pé na areia’, e a proximidade de boas áreas de pesca, conquistaram o presidente.

> Carros entregues por Bolsonaro em SC estavam praticamente sem gasolina e formaram fila em postos

Seif diz que Bolsonaro “se apaixonou” por São Francisco do Sul e pretende voltar “muitas vezes”. Mas espera, desta vez, ter mais sorte. É que, na primeira visita, o presidente não pescou quase nada.

– Não foi boa pescaria, mas não foi falta de sorte do presidente. (É que ) Caiu vento Sul. Estávamos usando a melhor isca que tem, que é camarão vivo, e passamos por diversos barcos que estavam pescando, mas estava todo mundo negativo. Nos primeiros dias pescamos alguma coisa, mas estava fraquinho, e nos últimos dois dias foi muito ruim. Torcemos que não tenha vento Sul para a gente pescar bastante – disse Seif.

Continua depois da publicidade

> Renato Igor: O sorriso de Moisés a Bolsonaro em Santa Catarina

> Upiara Boschi: Discursos de Bolsonaro e Moisés em Florianópolis retratam novo momento político de ambos

Política

Esta será a segunda viagem de Bolsonaro a SC em duas semanas. No dia 4 de fevereiro, ele entregou carros aos municípios em Florianópolis, para programas de assistência social. Os veículos foram fruto de emendas parlamentares impositivas.

Por enquanto, ainda não está definido se o presidente terá encontros políticos na viagem a lazer. Em dezembro, o presidente recebeu convidados no Forte Marechal Luz, entre eles políticos, como o ministro das Comunicações, Fabio Faria, o senador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos). Também o empresário Luciano Hang e o apresentador Ratinho.

As conversas incluíram as articulações para as candidaturas que Bolsonaro vai apoiar em Santa Catarina em 2022.

Continua depois da publicidade

Leia também

Veja o calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2020-2021

Detran deve voltar a emitir documento físico do veículo, decide a Justiça

Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em fevereiro, salários e como se inscrever

Gêmeas fazem cirurgia de mudança de sexo em Blumenau