O feriadão terminou na terça-feira (15), mas as filas entre Bombinhas e Porto Belo permanecem. Aplicativos que acompanham a movimentação nas estradas mostraram pontos de engarrafamento durante toda a manhã. A espera já não é tão longa quanto no dia anterior, quando os motoristas relataram mais de sete horas parados no trânsito sem conseguir sair de Bombinhas – mas quem atrasou a volta para casa, na esperança de escapar dos congestionamentos, não teve sucesso.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Anderson: Fila de sete horas em Bombinhas é apenas o “esquenta” para o verão em Santa Catarina
A Polícia Militar confirmou que o trânsito ainda é reflexo da movimentação de turistas no feriado. Foi um ensaio para a temporada de verão, que começa em um mês. A partir de dezembro, as filas para entrar e sair de Bombinhas e Porto Belo passam a ser uma constante. Diante da expectativa de movimentação acima da média, pode-se esperar piora no trânsito também.
Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação
Continua depois da publicidade
Escrevi ontem na coluna que é urgente rediscutir o segundo acesso a Bombinhas. Mas, enquanto ele não vem, a cidade precisa propor alternativas. Leitores sugeriram a implementação de um esquema de liberação alternada das duas pistas, para quem entra e para quem sai, como forma de fazer fluir o tráfego.
Alargamento de Balneário Camboriú causará onda de obras em praias no Brasil
Outra medida sugerida é estabelecer um sistema de transfer, em que os motoristas teriam que deixar o carro fora da cidade e seguir até Bombinhas em vans e microônibus, por exemplo. É um modelo que funciona em alguns destinos turísticos no exterior.
O que não faz sentido é que a única cidade a cobrar pela preservação ambiental seja também a que, a cada verão, promova um festival de queima de combustível no congestionamento.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú