Secretarias municipais de Saúde foram avisadas que não há testes de dengue disponíveis em Santa Catarina. O Estado tem hoje apenas seis mil unidades, que foram reservadas para situações especiais – casos graves de dengue, gestantes ou óbitos suspeitos, por exemplo. Somente nos meses de março e abril, o Laboratório Central (Lacen) fez 20 mil testes de dengue.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O comunicado sobre a falta de testes chegou aos municípios nesta semana e causou preocupação quanto ao monitoramento do avanço da dengue. Desde o início de abril, a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) já havia flexibilizado os diagnósticos de dengue nas cidades com transmissão sustentada, reduzindo o envio de amostras ao Lacen.
Governo envia orçamento recorde à Alesc sem limite para emendas impositivas
As prefeituras têm feito o diagnóstico com laboratórios privados – o que não era usual no controle da dengue – ou por meio de avaliação da condição clínica do paciente em consulta. Outra análise utilizada é o exame de sangue comum, com contagem das plaquetas. São maneiras alternativas de manter a notificação de casos.
Continua depois da publicidade
A Superintendência de Vigilância em Saúde diz que a falta de testes é reflexo de um represamento no Ministério da Saúde, que está com problemas na aquisição. No caso do RT-qPCR, o fornecedor teve problemas na produção dos kits e suspendeu a entrega dos lotes encomendados pelo governo federal. Outro teste com problemas de fornecimento, segundo o Estado, é a pesquisa de antígeno NS1. A crise sanitária na Ásia e até a guerra na Ucrânia teriam impactado no envio dos testes ao Brasil, segundo o Estado tem informado aos municípios.
Secretarias municipais de Saúde relataram à coluna preocupação quanto ao controle da curva epidemiológica da dengue sem testagem regular. O Estado tem, até agora, mais de 230 notificações de casos de dengue com sinais de alarme e 13 casos de dengue grave. São 16 óbitos confirmados, e outros 13 em investigação.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Convocada por engano em concurso em SC, candidata vai receber indenização após largar emprego
Continua depois da publicidade
Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão
“Jeitinho” na lei vai ajudar prédio de 140 andares em Balneário Camboriú; entenda
Guarapuava e Criciúma: por que o novo cangaço mira cidades de médio porte
Portuários vão a Lula contra desestatização do Porto de Itajaí prevista por Bolsonaro