As eleições 2024 têm um desafio para os partidos quando se trata de representatividade nas Câmaras de Vereadores de Santa Catarina. Atualmente, apenas 17% dos vereadores no Estado são mulheres. Significa que oito vereadores, em cada 10, são homens.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em 44 cidades catarinenses, nenhuma mulher foi eleita para a Câmara em 2020. Os dados são da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), que está em campanha para aumentar a representatividade feminina nos legislativos municipais.
Eleições 2024: guia de candidatos e apuração em tempo real
Os números de Santa Catarina não diferem da média nacional. No país, apenas 16% dos vereadores eleitos em 2020 eram mulheres. Esse percentual chama atenção diante da proporção de mulheres no eleitorado. São 52% – ou seja, mais da metade. Mulheres decidem eleições.
Continua depois da publicidade
Filho de Bolsonaro, Jair Renan ganha “bolada” do PL nacional para campanha
A correção dessa disparidade tem sido uma meta para a política brasileira – tanto, que virou campanha institucional na Justiça Eleitoral e motivou as regras atuais sobre financiamento de candidaturas – uma tentativa de corrigir a disparidade na distribuição de recursos entre candidatos homens e mulheres, o que muitas vezes tornava as candidaturas femininas inviáveis.
Não se trata apenas de uma garantia de equidade, mas de uma maneira de tornar o debate público mais plural.
Por razões culturais, mulheres veem o mundo de uma maneira diferente dos homens. São visões diversas e complementares sobre o que é prioridade. E essa soma de percepções é essencial para tornar a política mais efetiva.
Dário Berger tem cenário mais desafiador do que Marquito em Florianópolis
Gosto de usar como exemplo Bertha Lutz, ativista pelo voto feminino, fundadora da Liga para Emancipação Intelectual da Mulher, e uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil. Partiram dela propostas que mudaram a legislação brasileira sobre o trabalho da mulher e de menores de idade. Seus projetos incluíram igualdade salarial, isenção do serviço militar feminino, licença maternidade remunerada e redução da jornada de trabalho para homens e mulheres, que então era de 13 horas diárias.
Continua depois da publicidade
À direita, à esquerda ou ao centro, mulheres têm muito a contribuir com o debate público. Mas, para isso, precisam chegar lá.