A farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, que desenvolveu a CoronaVac, emitiu uma nota oficial em que contesta a hipótese de negociação entre a empresa catarinense World Brands, de Itajaí, com o Ministério da Saúde para venda de 30 milhões de doses. O laboratório ressalta que apenas o Instituto Butantan tem autorização para negociar a Coronavac no Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp
“No Brasil, somente o Instituto Butantan, nosso parceiro exclusivo, pode comprar a CoronaVac. Trabalhamos duro para que o Instituto Butantan forneça vacinas acessíveis ao povo brasileiro”, diz um trecho do comunicado. Veja a nota completa no site da Sinovac Biotech.
O texto, em inglês, foi publicado no domingo (18), após ter repercutido o vídeo de uma reunião entre representantes da World Brands, que é uma empresa de comércio exterior, e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O general fala, na gravação, que o memorando para fechar o negócio estava sendo preparado.
Empresa de Itajaí negociou vacinas com Pazuello pelo triplo do preço, diz jornal
Continua depois da publicidade
Segundo apuração da Folha de S. Paulo, a negociação previa pagamento de R$ 4 bilhões logo após a assinatura do contrato, antes da chegada das doses. A compra não prosperou, mas entrou no foco da CPI da Covid.
O ex-ministro Eduardo Pazuello emitiu nota em que afirmou ter identificado inconsistências na proposta da World Brands. “Após a gravação, os empresários se despediram e, ato contínuo, fui informado que a proposta era completamente inidônea e não fidedigna. Imediatamente, determinei que não fosse elaborado o citado memorando de entendimentos (MoU), assim como que não fosse divulgado o vídeo realizado”, informou.
Dono de empresa de Itajaí recebida por Pazuello já foi condenado por fraude em importação
A coluna vem tentando desde sexta-feira um contraponto da World Brands, sem sucesso. Na segunda-feira (19) à tarde, estivemos na sede da empresa, que fica em um prédio comercial na Avenida Marcos Konder, no Centro de Itajaí. O escritório estava aberto, e havia funcionários trabalhando normalmente. A informação repassada pela World Brands foi de que a empresa não vai se manifestar.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid