O setor de fabricação de embarcações de lazer espera terminar 2021 com um crescimento de dois dígitos nas exportações, repetindo o desempenho do último ano. Em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar), as exportações cresceram 10% em comparação com o ano passado. A expectativa de crescimento beneficia diretamente Santa Catarina, que responde pela maior parte da produção nacional e tem uma ampla oferta de portos para movimentar as embarcações.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Eduardo Colunna, presidente da Acobar, diz que a pandemia e as mudanças de comportamento que ela impôs interferiram positivamente nos resultados.

– As pessoas passaram a dar mais valor para a qualidade de vida ao ar livre. A navegação propicia uma forma de isolamento”, diz.

Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica

Continua depois da publicidade

Alargamento da praia em Balneário Camboriú já faz subir preço dos imóveis

Gerente de Projetos e Cargas Especiais da Allog, empresa especializada em logística internacional, Carlos Souza avalia que a alta do dólar frente ao real está entre os principais fatores de impulsionamento das exportações.

– Os importadores estão percebendo que o Brasil tem excelentes estaleiros e o preço das embarcações produzidas aqui são menores quando comparado aos de outros países – diz.

Juiz de SC é nomeado no gabinete de Gilmar Mendes

No primeiro semestre de 2021, a Allog movimentou 15 embarcações com destino ao mercado externo e a expectativa é que o volume de negócios cresça em 30% nesse setor até o fim do ano.

​​Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos são atualmente o principal mercado externo para os barcos de lazer fabricados no Brasil. Mas as embarcações também têm sido enviadas para países como Porto Rico, China, Singapura, Alemanha e Itália.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram