O aumento no número de casos e óbitos por dengue em Santa Catarina levou a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) a dispensar a confirmação das contaminações com testes de laboratório para municípios onde a transmissão é consistente. Até então, todos os casos precisavam ter amostras enviadas ao Laboratório Central (Lacen).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A flexibilização foi publicada em uma nota técnica, e vale para todas as cidades que já têm casos de dengue confirmados. O documento determina que, nesses municípios, seja feito monitoramento por amostragem. De todos os casos suspeitos, 10% terão que ter amostras enviadas ao Lacen para genotipagem – ou seja, para que seja identificado o tipo de vírus em circulação.
“Em situações de transmissão sustentada em uma determinada área, com aumento no número de casos detectados por duas semanas consecutivas, adota-se o critério clínico-epidemiológico para confirmação dos casos, não sendo necessária a confirmação laboratorial. Nessas situações, procede-se com a coleta de 10% dos casos suspeitos, para realizar o monitoramento viral”, informa a nota.
SC vai passar RJ e se tornar o terceiro estado mais rico do Brasil com PIB per capita
Continua depois da publicidade
O documento diz ainda que, após os primeiros casos de dengue no município, as demais suspeitas poderão ser confirmadas com exames coletados e enviados para outros laboratórios, privados, desde que seja seguido o padrão determinado pelo Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde, disse que a mudança de procedimento é praxe depois que a transmissão está estabelecida. De acordo com o último boletim divulgado pelo Estado, de 118 cidades de SC consideradas infestadas, 45 são consideradas de alto risco para transmissão da dengue. O Estado registrou recorde de óbitos por dengue no primeiro trimestre: foram oito mortes de janeiro a março.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz Leia mais
Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao topo da lista da Forbes no Brasil
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC
Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes