Recém-chegado ao “lado esquerdo do rio”, como ele mesmo se refere, Gelson Merísio (Solidariedade) é o grande o articulador da campanha de esquerda em Santa Catarina. O ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa, com histórica atuação na “margem direita” da política – inclusive com declaração de voto no presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018 – assumiu oficialmente a coordenação de campanha de Décio Lima e do ex-presidente Lula no Estado.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
É comum ouvir nos bastidores que “Lula está apaixonado por Merísio”. Levado por Décio ate o ex-presidente, ele chegou a ser anunciado como possível vice na chapa estadual – um jogo de cena, já que a intenção sempre foi atuar nos bastidores. O fato é que a experiência de articulador, sua marca registrada, conquistou a confiança dos petistas.
Merísio assumiu, basicamente, as decisões mais importantes que envolvem a campanha de Lula e Décio em SC. A articulação política e as decisões de comunicação que interferem na estratégia de campanha passam necessariamente por ele. Décio Lima, que costumava fazer esse trabalho por conta própria, vai se empenhar em buscar votos.
A escolha mais importante que o brasileiro fará nas Eleições 2022
Continua depois da publicidade
Foi Merísio quem escolheu e trouxe os marqueteiros da campanha do PT em SC, uma equipe que inclui Fabinho Fernandes e o mineiro Paulo Vasconcelos, junto com Otávio Cabral.
Nos bastidores, o ex-deputado virou um conselheiro de primeira hora. Ele opinou, por exemplo, na escolha de Bia Vargas (PSB) como vice de Décio, contrariando a oferta do PSB, que saiu da convenção com os nomes de Marcilei Vignatti e Rodrigo Bornholdt no pacote.
A pergunta que permanece no ar é o que levou o Merísio, ex-PFL, ex-DEM, ex-PSD e ex-PSDB a enveredar pela esquerda, e que caminho seguirá após as eleições deste ano. Sobre o embarque na frente ampla, pessoas próximas ao ex-deputado dizem que dois momentos teriam sido decisivos. Um deles foi a condução da pandemia no Brasil. O segundo, as relações internacionais do governo federal – um tema sensível aos negócios. Vale lembrar que Merísio é conselheiro da JBS, gigante mundial da carne, diretamente impactada pela política internacional.
Onde o novo caminho à esquerda levará o poderoso ex-presidente da Alesc, um dos políticos mais experientes e experimentados de Santa Catarina, o tempo dirá.
Continua depois da publicidade
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também:
Justiça Eleitoral rejeita pedido de impugnação da candidatura de Jorge Seif
Exército vê risco de violência eleitoral no Brasil e batalhões montam esquema de segurança