A estiagem, que há meses tem causado prejuízos à agricultura em Santa Catarina, agora ameaça o abastecimento de água nas torneiras. A falta de chuva nas últimas semanas acendeu o alerta para o risco de crise hídrica no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

O sinal amarelo piscou após a última coleta de dados feita pela Defesa Civil, Aresc e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, que integram o Boletim Hidrometeorológico. Ainda que a quantidade de municípios que indicaram estado de alerta tenha reduzido de 9 para 2, o número de cidades que relataram nível de atenção para o risco de desabastecimento subiu bastante: de 37, em julho, para 96 neste início de agosto. Três cidades têm nível crítico.

O problema é resultado da falta de chuvas no mês passado, em todo o Estado. Na maioria das regiões, foram 28 dias sem chover em julho. Como a expectativa é que essa tendência de um inverno mais seco permaneça, a Aresc está alertando para a importância de economizar água e evitar o desperdício. Banhos demorados, limpeza da calçada com mangueira e lavar o carro estão na lista vermelha.

Bolsonaro visita Joinville nesta sexta-feira; acompanhe o dia do presidente

Continua depois da publicidade

No campo, a Assembleia Legislativa aprovou em junho o uso de R$ 100 milhões em recursos estaduais para fortalecer os programas de combate à estiagem. Uma parte desses recursos está disponível para os agricultores como crédito, para que instalem sistema de reserva de água. O Estado também vai adquirir equipamentos que serão entregues aos municípios onde a situação é mais grave – a aquisição está em fase de licitação.

Entre as principais perdas do Estado na agricultura, em função da estiagem, está a queda na safra do milho – 30% menor do que o esperado. A produção em baixa tem impacto em cadeia, já que afeta a alimentação animal e, consequentemente, o preço das carnes.

A expectativa é que as chuvas sigam abaixo da média no Estado até a primavera. A situação será acompanhada quinzenalmente pelos boletins hidrometeorológicos.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia também

Quanto vale uma medalha de ouro?

Corrida de bandeja? Veja esportes que brasileiros seriam medalha de ouro

Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre

O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas

Cobra d’água: tudo que você precisa saber sobre

Cobra de jardim: o que tem por trás da espécie

Tem para todos os gostos: descubra os tipos de cogumelos

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid?

Como recuperar o paladar depois da Covid