O secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve esta semana em Itajaí e Navegantes para visitar os portos e tratar sobre a proposta de privatização do Porto de Itajaí. Sampaio conheceu toda a estrutura do Complexo Portuário, inclusive navegou pelo Rio Itajaí-Açu para conhecer os terminais a montante e o local da nova Bacia de Evolução, que depende de recursos federais para a segunda etapa.
Continua depois da publicidade
> Decreto de Bolsonaro inclui o Porto de Itajaí no programa de privatização
Na Portonave, primeiro terminal portuário privado de contêineres autorizado no país, o secretário elogiou a eficiência dos terminais de Santa Catarina. O Complexo Portuário do Itajaí-Açu deve fechar o ano com movimentação de 1,3 milhão de TEUs (medida que corresponde a contêineres de 20 pés).
– Parece que a gente está em outro lugar, e parece que estamos no Brasil que nós sonhamos – disse o secretário.
> Portonave anuncia nova rota de navios e recorde de movimentação
Continua depois da publicidade
Além dos portos, o secretário também esteve no Aeroporto de Navegantes. A visita foi uma resposta ao apelo feito por empresários catarinenses, para que os termos do edital de leilão do terminal sejam revistos. O governo federal não incluiu entre as obrigações do concessionário a conclusão das desapropriações, nem a construção de uma nova pista.
> Como o leilão do Aeroporto de Navegantes vai levar o terminal a 30 anos de atraso
Apesar da visita, não há perspectivas de mudança no edital de concessão do aeroporto.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz