A chegada de um novo modelo ao portfólio brasileiro da italiana Azimut vai demandar uma reestruturação no estaleiro da empresa, em Itajaí. A começar pelo piso, que será reforçado para receber o megaiate Azimut Grande 27 Metri, de mais de 90 toneladas. O estaleiro deve receber investimentos de R$ 50 milhões em reformas e ampliações nos próximos meses, para comportar a estreia de novos modelos à linha de produção.
Continua depois da publicidade
Incentivo
O setor construção de embarcações de lazer cresceu e ganhou corpo em Santa Catarina desde o Pró-Náutica, um programa de incentivos fiscais instituído em 2009 por Luiz Henrique da Silveira, e levou à chegada de novos estaleiros. Era uma forma de renovar a construção naval no Estado, aproveitando o interesse dos estaleiros internacionais nos mercados emergentes. Não por acaso, o setor acompanha com atenção a movimentação para revisar incentivos no Estado.
Impacto
No setor, aponta-se que o Pró-Náutica trouxe empregos e investimentos a SC, e que eventuais mudanças não podem dispensar um mergulho nos dados do setor. Davide Breviglieri, CEO da Azimut no Brasil, cita o impacto no desenvolvimento, índices de arrecadação e geração de empregos. As exportações de embarcações de lazer, por exemplo, subiram 40% em SC nos últimos anos.