A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota técnica na manhã desta quinta-feira para frear a pressa das prefeituras em iniciar a vacinação dos professores, antes de 31 de maio – data definida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O documento recomendará que os municípios trabalhem, primeiro, para imunizar os professores contra a gripe.

Continua depois da publicidade

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Ordem para vacinação de professores contra Covid em SC é definida; veja lista

Veja o que diz a nota técnica:

“Na primeira etapa, que será realizada no período de 11 de maio a 08 de junho, os trabalhadores da educação, pública e privada, devem receber a vacina contra a influenza. Para isso, devem apresentar um documento que comprove sua vinculação ativa com o estabelecimento de educação em qualquer posto de vacinação. 2. Após o intervalo mínimo de 14 dias, a partir do dia 31/05, será iniciada a vacinação contra a COVID-19 para este grupo, de forma escalonada”.

Continua depois da publicidade

Florianópolis quer vacinar professores imediatamente

A prefeitura de Florianópolis apresentaria na reunião da CIB, que ocorreria nesta quinta, um pedido formal para iniciar a vacinação dos professores. O prefeito Gean Loureiro (DEM) alegou que o grupo de comorbidades está “quase concluído”. Outras prefeituras, como Blumenau, também contavam com a decisão da CIB para anunciar oficialmente o adiantamento da vacinação dos profissionais de educação. A reunião, no entanto, foi adiada para segunda-feira (24). 

Professores começam a ser vacinados contra Covid em 31 de maio em SC

Com a nota técnica, o Estado pretende uniformizar as datas para evitar confusão. Internamente, a avaliação é de que prefeitos estariam em busca de protagonismo com o anúncio de vacinação antecipada. Mas a Secretaria da Saúde calcula que, em algumas cidades, a imunização dos grupos com comorbidades não chegou sequer a 25% do total previsto. 

Vacinação de professores contra Covid em SC deve começar por profissionais da Educação Infantil

A vacinação dos profissionais de educação contra a gripe já está disponível em toda a rede estadual. Já a vacinação contra a Covid-19 inicia no dia 31 de maio e será dividida entre 12 etapas, que não têm data para ocorrer. 

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade

Leia também:

Elevadores super-rápidos são nova obsessão dos arranha-céus em Balneário Camboriú

Prefeituras de SC não podem aumentar salários nem repor inflação, diz TCE

Bondindinho de Balneário Camboriú é leiloado e não voltará a rodar

Menos cabelo, mais política e comunicação: Moisés repaginado na volta ao governo