O Governo do Estado montou uma força-tarefa para estudar um pacote de ações de apoio financeiro e recuperação econômica para pessoas e empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. A proposta, que está em fase de formatação, deve incluir fornecedoras de serviços públicos básicos, como Casan e Celesc, órgãos tributários como a Fazenda, e de financiamento como Badesc e BRDE.

Continua depois da publicidade

Os bastidores e o impasse na reabertura da maior barragem de SC

Ao longo dos últimos dias, equipes do Governo do Estado estiveram em contato com o Rio Grande do Sul e com outros estados que enfrentaram eventos climáticos semelhantes recentemente, em busca de iniciativas de recuperação econômica que possam ser replicadas em Santa Catarina.

Falta de efetivo fez Polícia Federal pedir apoio da PM na barragem de José Boiteux

O pacote ainda não foi fechado, e a expectativa é que a primeira versão seja entregue ao governador Jorginho Mello (PL) para análise na próxima quinta (19). A maior dificuldade, no momento, é mensurar as perdas e o volume de apoio necessário, uma vez que há cidades ainda sofrendo com enchentes, e previsão de mais chuvas para os próximos dias.

Continua depois da publicidade

Meio ambiente fica à parte em mais uma tragédia climática em SC

A instabilidade climática também dificulta o remanejamento de orçamento que o governo precisará fazer para atender áreas como Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, que precisão de recursos extras. Por enquanto, os secretários das três pastas ainda não têm um balanço de quanto será necessário para a fase de reconstrução.

Leia mais:

Beto Carrero vai construir hotel resort com imersão no parque

Jair Renan Bolsonaro coloca em dúvida candidatura para 2024

O que muda em construtora de luxo de SC após Justiça afastar presidente