A Secretaria de Estado da Fazenda prepara para cancelar nesta terça-feira (20) a emissão de notas fiscais para 21 mil empresas em Santa Catarina, por irregularidades na documentação. A maioria não tem contabilista credenciado como responsável técnico, que é uma exigência das regras de tributação.
Continua depois da publicidade
> “Daniela não quer uma Fazenda tendenciosa, quer uma Fazenda profissional”, diz secretário
Sem nota fiscal, as empresas são impedidas de trabalhar regularmente e podem ser multadas. O secretário Rogério Macanhão diz que há empresas de todo o Estado na lista do bloqueio, e de todos os setores – especialmente do comércio.
> Paulo Eli deixa a Secretaria da Fazenda de SC e Daniela anuncia mais três mudanças no governo
A decisão da Fazenda de fazer uma ‘peneira’ na regularidade de atuação das empresas ocorre em um momento delicado, em que muitos setores foram afetados pela crise que veio a reboque com a pandemia. Apesar disso, Macanhão não considera a medida inapropriada para o período. Ele avalia que a irregularidade traz condições desiguais de concorrência entre as empresas.
Continua depois da publicidade
– A desigualdade prejudica a economia. É uma questão de justiça para o meio empresarial.
> Daniela usou um bom problema para afastar Paulo Eli da Fazenda
Para consultar a regularidade da empresa, é necessário consultar o Sistema de Administração Tributária da Fazenda (SAT). Quem tiver a emissão de notas bloqueada pode resolver o problema ali mesmo, atualizando a documentação. A liberação da empresa ocorre em cerca de 20 minutos.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz