O projeto dos dois túneis previstos para o Morro dos Cavalos, em Palhoça, nos sentidos Norte e Sul, custará o equivalente a R$ 1 bilhão. Este é o valor atualizado da obra após os novos cálculos feitos pelo governo federal. Já são R$ 300 milhões a mais do que o orçamento previsto para a empreitada, considerada essencial para evitar novos bloqueios como o que ocorreu nos últimos dias devido à chuva.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Deputados e senadores de Santa Catarina vão pressionar o Ministério dos Transportes por uma solução. A bancada se reuniu na terça-feira (16) para discutir o problema e marcou uma reunião com o ministro Renan Filho na semana que vem, em busca de uma resposta.
Processo para cassar Jorge Seif virou bode na sala no TSE
A discussão ocorrerá logo após a viagem do ministro a Santa Catarina, nesta quinta-feira (18). A agenda é para inaugurações, mas o impasse com o Morro dos Cavalos, que ainda reverbera no Estado, deve centralizar as discussões e cobranças. Motoristas chegaram a ficar 50 horas parados na estrada, sem alimentos, sem local para descanso, e sem perspectiva de reabertura da estrada.
Continua depois da publicidade
OAB pede oito novas varas federais “custo zero” para SC em Brasília
A pressão da bancada, no entanto, já vem acompanhada de ceticismo sobre uma solução imediata. Embora o assunto esteja na pauta de discussões da renovação do contrato da Arteris Litoral Sul, o valor alto de largada é um impasse. Hoje, a União não tem recursos para tocar a obra sozinha. A opção de renegociar o pedágio existe, mas o valor é considerado elevado demais.