Grandes queimas de fogos, muito barulho e uma multidão aguardando a meia-noite para pular as primeiras sete ondas do ano novo. Maiores ou menores, em investimento e público, as festas de Réveillon pouco mudam no Litoral de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Mas pelo menos duas cidades têm uma virada, no mínimo, diferente do tradicional. Porto Belo e Bombinhas têm um jeito próprio para comemorar o ano novo.
Em Bombinhas, cidade onde é cobrada a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), a prefeitura proíbe a queima de fogos. O que é coerente com a proposta de conservação, já que os shows pirotécnicos são especialmente prejudiciais aos animais – domésticos e selvagens.
Sem fogos, Bombinhas investe nos shows locais. Este ano quatro praias terão palcos e música a partir das 22h – em Zimbros, Canto Grande, Bombas e Bombinhas.
Porto Belo, por sua vez, oferece o brinde de graça. É a única cidade da região onde as garrafas de espumante são cedidas gratuitamente pelo município, assim como as frutas tradicionais desta época, para celebrar a chegada do ano novo.
Continua depois da publicidade
A bebida e a alimentação são cedidos por supermercados da cidade, todos os anos – não há gasto para a prefeitura. O espumante grátis já virou tradição em Porto Belo. A festa ocorrerá na Praia do Baixio, no Centro, com show de fogos e apresentação musical.