O Instituto do Meio Ambiete (IMA) abriu 45 dias de consulta para avaliar o projeto de um terminal portuário de granéis líquidos a ser instalado na área do Estaleiro Itajaí, que fica na Barra do Rio, à margem do Itajaí-Açu. O projeto é da empresa espanhola Elcano, que adquiriu em 2008 o estaleiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
No documento, a solicitante informa que o espaço está sem uso desde 2015, quando foi utilizado para a construção de módulos de plataformas para exploração de petróleo. A exemplo de outros estaleiros de Itajaí e Navegantes, que foram impulsionados durante o “boom” do pré-sal, a área ficou subutilizada depois que a crise mundial do setor e a Lava Jato levaram ao cancelamento de uma série de encomendas do setor de navegação offshore.
Entregue há três semanas por Jorginho, Universidade Gratuita ainda não entrou no sistema da Alesc
O que indicava ser uma aposta promissora para a economia ruiu de repente. Somente em Santa Catarina, 10 mil empregos foram cortados nos anos que se seguiram ao desmonte da indústria naval.
Continua depois da publicidade
Com o novo projeto, a empresa espanhola pretende converter a área de 101 mil metros quadrados em um porto especializado em combustíveis. O processo de licenciamento é complexo, e está em fase inicial. A proposta prevê investimentos de R$ 315 milhões em um período de três anos, com quatro fases de instalação. O projeto final inclui 17 tanques na ára do atual estaleiro.