Vinte escolas municipais de Santa Catarina passarão por auditorias do Tribunal de Contas do Estado que começam nesta segunda-feira e seguem até quarta, em uma fiscalização ordenada nacional inédita, feita de forma simultânea por 32 tribunais de contas em todo o país. O objetivo é verificar, in loco, a infraestrutura de mil escolas estaduais e municipais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As escolas foram selecionadas a partir de dados críticos que apareceram no Censo Escolar 2022. São escolas com infraestrutura considerada em alto nível de precariedade. Em Santa Catarina, o TCE usou os dados do Painel da Educação sobre acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos para delimitar quais as escolas em situação mais preocupante.
A divulgação dos primeiros resultados da avaliação está prevista para quinta-feira (27), a partir das 15 horas. As informações que forem obtidas durante as visitas serão inseridas em um sistema de consolidação automática de dados, que vai gerar dois relatórios, um nacional e um estadual. A operação será acompanhada, em tempo real, por meio de fotos e vídeos enviados pelos auditores em campo.
Estados e municípios têm a obrigação constitucional de investir 25% do orçamento em Educação. Nos últimos anos, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional autorizou os gestores públicos a gastarem menos do que o mínimo sem serem penalizados, como resposta à pandemia de Covid-19.
Cidades onde ocorrerão as auditorias:
Continua depois da publicidade
Agrolândia
Anchieta
Araranguá
Içara
Jaguaruna
Laguna
Lontras
Santa Terezinha do Progresso
São Domingos
São Francisco do Sul
São Joaquim
São José do Cerrito
Urussanga
Vidal Ramos
Leia mais:
Janja recebe familiares das vítimas de ataque a creche em Blumenau
A tragédia pessoal de Flávio Dino que veio à tona em audiência com vítimas de ataque em Blumenau
Jorginho nomeia filha de Michelle Bolsonaro no governo de SC
O futuro político de Jair Renan, filho ’04’ de Bolsonaro, em SC
Navio com caças da FAB a bordo parte da Suécia com destino a Navegantes