Santa Catarina terá uma nova rodada do Peiex, Programa de Qualificação para Exportação, que encurta o caminho para que pequenas e micro empresas no Estado vendam seus produtos para o exterior. O projeto é uma parceria entre a Universidade do Vale do Itajai (Univali) e a Agência Brasileira da Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e deverá atender 225 empresas no Litoral e Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na primeira edição, que terminou em 2019, 148 empresas do Litoral e Vale do Itajaí foram capacitadas para exportação. Entre elas, 15% fizeram a primeira venda para o exterior em dois anos – um índice 50% maior do que a média nacional.As histórias de sucesso incluem desde marcas de beach wear até a exportação de ovas de tainha.
O programa, gratuito, ajuda a identificar oportunidades, apresentar os produtos de forma adequada para o mercado internacional e a superar as dificuldades logísticas dos iniciantes no comércio exterior. O Peiex orienta, por exemplo, na elaboração de catálogos, adaptação de embalagens e busca por certificações exigidas.
SC vai passar RJ e se tornar o terceiro estado mais rico do Brasil com PIB per capita
Continua depois da publicidade
– Para algumas empresas o processo é rápido, de quatro a cinco meses. Outras demandam mais tempo, estrutura, contratação de funcionários para fazer parte do time. O limite de permanência no programa é de dois anos – explica Giselda Cherem, professora da Univali que coordena o programa.
Desta vez, a área de atuação do Peiex via Univali não atenderá a região de Blumenau, mas se estenderá a indústrias das regiões de Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Rio Negrinho, no Planalto Norte. A expectativa é positiva, porque inclui novos setores da indústria catarinense que têm possibilidade de expandir.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao topo da lista da Forbes no Brasil
Continua depois da publicidade
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC
Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes