Escanteado pelo PL, que tem como pré-candidato oficial à prefeitura de Balneário Camboriú o jornalista e pastor Peeter Lee Grando, o deputado estadual Carlos Humberto Silva tirou uma carta da manga nesta quinta-feira (6): seu pai e homônimo, o empresário Carlos Humberto, foi lançado pré-candidato a prefeito pelo Democracia Cristã.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Carlos Humberto, o pai, é um bem-sucedido construtor e um estreante nas urnas. A chapa, que tem apoio do Avante, tem como pré-candidato a vice o ex-vice-prefeito Rudis Cabral. Juntos, os dois partidos têm uma nominata de 28 pré-candidatos a vereador.
Nos bastidores, o movimento já vinha sendo ensaiado há semanas e é visto como uma resposta de Carlos Humberto – o filho – ao fato de ter sido preterido das intenções do PL para as eleições municipais.
Balneário foi a única cidade de SC onde, a pedido de Jair Bolsonaro, a escolha do PL não passou pelo governador Jorginho Mello. Foi uma prerrogativa do prefeito Fabrício Oliveira. Essa costura foi feita no meio evangélico, que é bastante forte em Balneário Camboriú, e teve a interferência de Silas Malafaia.
Continua depois da publicidade
Com Republicanos na mão, Jorginho coloca um pé na base do governo Lula
Carlos Humberto – o filho – tem afirmado desde então que se recusa a ficar fora da disputa, e pretende levar a pré-candidatura até as convenções partidárias. Mas é fato que o clima azedou com o PL, e o lançamento de Carlos Humberto – o pai – entra nessa conta.
Apesar da chapa fechada, especula-se que Carlos Humberto pai poderia ser uma opção de vice para Juliana Pavan (PSD), que vai polarizar com o PL. Se isso ocorrer, será o cartão de despedida do deputado Carlos Humberto do partido do governador.