A draga Galileo Galilei, com bandeira de Luxemburgo, começou o trabalho de aprofundamento dos canais de acesso e da área de manobras do Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes. A expectativa é que os trabalhos em Itajaí sejam rápidos. A tem 18 mil metros cúbicos de capacidade, o que permite menos viagens até o bota-fora, e acumula 19 mil cavalos de potência. Para se ter ideia, isso equivale a 19 Ferraris SF 90, modelo híbrido – superesportivo que chega à velocidade de 340 quilômetros por hora.

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Segundo Jucelino Sora, diretor-geral de Engenharia da Autoridade Portuária da Superintendência do Porto de Itajaí, a profundidade perdida com os fenômenos climáticos de maio, que provocaram acúmulo de sedimentos, deve ser recomposta em poucos dias, até semana que vem. O objetivo é alcançar entre 14 e 14,5 metros de profundidade.

A draga, que atua por sucção, foi escolhida para a empreitada porque o material que sedimentou no fundo foi carregado pelo Rio Itajaí-Açu durante as cheias e é diferente do que é retirado regularmente no processo de dragagem contínua. O equipamento foi contratado da proprietária, a empresa Jan de Nul, pela Van Oord, que presta serviços de manutenção de profundidade à Superintendência do Porto de Itajaí.

A draga é a mesma que executou o alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, que triplicou de tamanho no ano passado. Foi o primeiro trabalho oficial da embarcação, que entrou em atividade em 2021 e está entre as mais modernas do mundo.

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