O empresário catarinense Filipe Carneiro, diretor-executivo da KRG Logística, de Itajaí, esteve em Brasília com o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) para discutir a regulamentação do frete internacional. A dupla levou o assunto para reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O ponto central abordado por Carneiro é o aumento abusivo nas tarifas de frete. Segundo ele, um frete que custava US$ 2.000 em janeiro passou para US$ 9.000 em junho – ou seja, mais do que quadruplicou em apenas cinco meses.

– Além do frete elevado, há toda uma cadeia de impostos que incidem sobre esse valor e aumenta significativamente o valor final ao consumidor – explica.

Como Jorginho vai “escapar” de agenda com Lula em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

O empresário sugeriu que o governo intervenha com ações como prazo mínimo para aumentos de tarifas ou modificação da lei, para que mercadorias abaixo de um certo valor não tenham o frete incluído no Valor Aduaneiro.

Projeto Rio Itajaí-Açu

Além da regulamentação do frete, a audiência também discutiu o Projeto Rio Itajaí-Açu. A proposta é transportar contêineres pelo Rio Itajaí-Açu por meio de balsas, o que exigiria um investimento significativo em dragagem devido às condições atuais de navegação. Carneiro acredita que essa iniciativa poderia tirar caminhões do centro de Itajaí, melhorar o fluxo da BR-470, reduzir os custos de frete e ajudar na preservação do rio, minimizando os impactos das enchentes.

O ministro e sua equipe mostraram-se surpresos com a falta de ação da indústria e das associações em relação aos aumentos tarifários e se comprometeram a investigar o assunto mais a fundo. O Diretor de Programa Tetsu Koike, que representou a Secretaria Executiva do Ministério, também esteve presente e ficou como ponto focal para manter contato regular para avançar no projeto.

O Deputado Federal Jorge Goetten, que intermediou e participou da audiência, continuará empenhado na causa.

Continua depois da publicidade