Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que a escada externa do navio Maersk Letícia soltou-se durante a entrada da embarcação no Porto de Itajaí na sexta-feira (31). A escada é por onde os práticos, profissionais que manobram os navios, sobem a bordo.

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Na gravação, que circula entre portuários em todo o país, uma pessoa alerta para a gravidade da situação. A escada, que está a cerca de nove metros de altura em relação à lâmina d´água, soltou assim que o primeiro prático subiu no navio. A entrada do segundo prático foi suspensa e o caso foi reportado à Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.

O incidente acendeu o alerta, já que a classe de navios à qual pertence o Maersk Letícia é comum nos portos de Itajaí e Navegantes. Há receio de que o problema se repita em outras embarcações.

O prático Alexandre Gonçalves da Rocha, instrutor no Conselho Nacional de Praticagem, explicou que uma queda, daquela altura, poderia ter consequências sérias.

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– O prático poderia ter caído na agua, e essa escada é alta, passa de 9 metros. Numa queda a essa altura, a água não se comporta como água, mas como algo mais duro. A chance de acontecer lesão grave e morte é significativa.

Em janeiro, um prático morreu, nos Estados Unidos, depois de ter caído de uma escada de acesso. O modelo era diferente da que se soltou em Itajaí. Mas Rocha alerta que, segundo dados da Associação Internacional de Praticagem, 20% das escadas com que os práticos trabalham em todo o mundo não estão em conformidade com as regras.

– Sem contar as que não tem manutenção – completou.

Empresa se manifesta

Wallace Siqueira Bezerra, presidente da Itajaí Práticos, se manifestou neste sábado à noite.

– Ficamos aliviados que não houve um acidente com um de nossos práticos. Em situações como esta é necessário que se investigue as causas que levaram ao rompimento de um dos cabos de sustentação da escada – afirmou, ressaltando que a investigação caberá à Autoridade Marítima.

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Ele explicou que os navios são submetidos à inspeções regulares, em que diversos itens são verificados para constatar a conformidade para operação segura do navio. Wallace completa, afirmando que esse tipo de acidente é preocupante porque é a maior causa de óbitos da atividade. Os práticos envolvidos deverão ser ouvidos no procedimento investigatório, segundo ele, para contribuir no esclarecimento dos fatos.

A Marinha do Brasil confirmou, em nota, que uma das alças da escada de quebra-peito do navio mercante foi rompida. “Na ocorrência, o prático foi capaz de manter o equilíbrio e finalizar o embarque, e não houve feridos”.

O comunicado afirma, ainda, que uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que realizava ações de inspeção naval no Rio Itajaí-Açu, se deslocou para o local e realizou perícia inicial imediatamente após a atracação do navio. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar o ocorrido.

A Maersk também confirmou o incidente. No entanto, não fala em rompimento. Em nota, afirma que a corda se soltou. “A Maersk reitera que segue todas as regras de segurança da Marinha Brasileira e da International Maritime Organization (IMO). A segurança de todos é a prioridade máxima para a Maersk”.

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O navio atracou e operou normalmente. A embarcação já seguiu viagem para o Porto de Paranaguá.

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