O levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta irregularidades ou, no mínimo, falta de transparência com os recursos enviados pelo governo federal ao Estado e aos municípios para o combate à pandemia, divulgado esta semana pela NSC, é um escárnio com o contribuinte. Verbas reservadas à maior crise sanitária que o país já enfrentou não poderiam ter alimentado folha de pagamento, ou serem usadas para compra de decoração natalina e café.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Ainda que boa parte dos recursos federais que reforçaram o caixa de estados e municípios fossem desvinculados – ou seja, que a aplicação em saúde e assistência social não fosse obrigatória para a maior fatia da verba extra – o objetivo da lei que estabeleceu o repasse e a suspensão do pagamento de dívidas era justamente o combate à pandemia. E o rol de políticas públicas onde poderiam ser aplicados tais recursos é imenso.
> Doria reforça discurso da terceira via: “Não sou esquerda nem direita”
Um levantamento anterior do TCE, de maio deste ano, apontou que 112 cidades catarinenses não faziam sequer o mapeamento de casos de Covid-19. Dois terços dos municípios catarinenses não monitoravam áreas de alto risco de transmissão pela grande concentração de pessoas, como favelas e ocupações – algo fundamental para o controle da pandemia em populações vulneráveis.
Continua depois da publicidade
> Lula diz que não teme polarização: “O povo vai ter que escolher entre a democracia e o fascismo”
Até aquele momento, mais de um ano após o início da crise sanitária, só 11% das cidades haviam adotado microcrédito para ajudar pequenos negócios. Metade das cidades catarinenses não emitiu nenhum decreto para redução de despesas durante a pandemia.
As falhas do governo federal na condução da pandemia – e foram muitas – não eximem estados e municípios de prestarem contas e serem transparentes em relação ao dinheiro que receberam, e que deveria ter sido usado para mitigar o sofrimento dos catarinenses.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
O que falta para levar Pazuello à cadeia?
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados