Setembro, novembro, janeiro. Estes foram os prazos previstos para a entrega das obras da nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí-açu publicados pela coluna nos últimos meses. Nenhum deles foi cumprido. Na semana passada, a Secretaria de Estado da Infraestrutura concedeu um aditivo de tempo à Triunfo, empresa responsável pela obra. O novo prazo para uma das maiores obras de infraestrutura do Governo do Estado termina em 28 de fevereiro.

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Nos últimos meses, o Estado notificou a empresa quatro vezes por atrasos. A causa da demora é a remoção do cabeço, a ponta do Molhe Norte de Navegantes. A empresa apresentou à Secretaria de Infraestrutura o relatório da tábua de marés dos últimos meses, mostrando que as condições do mar prejudicaram o trabalho de retirada das pedras. Ainda faltam 50 metros, dos 170 metros de abertura previstos para a entrada dos grandes navios nos portos de Itajaí e Navegantes.

A dragagem da área de manobras dos navios está em fase final. Com o novo prazo, a bacia de evolução deve estar pronta quando os práticos (responsáveis pelas manobras das embarcações) terminarem as simulações da entrada e do giro de 180º dos navios dentro da nova bacia de evolução. Os testes terminam em fevereiro, na Holanda.

A bacia de evolução vai abrir espaço para navios com até 335 metros de comprimento nos portos de Itajaí e Navegantes. Hoje, o limite é de 305 metros.

No aguardo

Linhas que operam na Portonave, em Navegantes, aguardam o término da nova área de manobras do Complexo Portuário para trazer navios maiores. A previsão é que os gigantes comecem a chegar assim que a bacia de evolução for considerada viável.

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Stand by

O novo atraso nas obras da bacia de evolução só não é mais grave porque o consórcio que opera a linha Ásia no Porto de Itajaí está em fase de revisão _ o que colocou em stand by a vinda de navios maiores para atender a rota. Mesmo assim, a estimativa é que a APM Terminais, operadora do terminal, deixe de fazer mil movimentos por mês enquanto a obra não fica pronta.