O atraso na chegada das doses de Coronavac ao vizinho estado do Rio Grande do Sul é um retrato do inusitado processo de distribuição adotado pelo general especialista em logística, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para distribuir a vacina aos estados brasileiros.
Continua depois da publicidade
> Enfermeiro de Florianópolis é primeiro a ser vacinado contra Covid-19 em SC
Enquanto Santa Catarina recebeu sua parte de manhã e o Governo do Estado até cerimônia de vacinação simbólica, os gaúchos já viram a previsão de chegada das doses ser reagendada três vezes. A informação mais recente é de que a aeronave com a vacina chega a Porto Alegre às 22h.
> AO VIVO: Vacina da Covid-19 chega a Santa Catarina
A entrega das vacinas virou uma confusão na maioria dos estados. O Uol informou que o Ministério da Saúde mudou o horário de diversos voos na última hora, deixando autoridades que já esperavam pelas doses nos aeroportos a ver navios.
Continua depois da publicidade
> Quantas vacinas contra Covid-19 cada região de Santa Catarina receberá nesta terça
Uma parte do transporte ocorre por meio de aeronaves comerciais. Outra é feita por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), como ocorreu em Santa Catarina. Mas não está claro por que a aeronave que veio a Florianópolis não seguiu viagem até Porto Alegre. Além dos catarinenses, os estados do Rio de Janeiro, Goiás e Piauí também receberam as doses e conseguiram fazer a primeira aplicação nesta segunda.
Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal também já receberam vacinas, mas ainda não começaram a imunização.
Gestão equivocada
A falha logística sela a sequência de equívocos que marca a gestão de Pazuello no Ministério da Saúde. Como ele é especialista no assunto no Exército Brasileiro, a desorganização virou galhofa nacional.
O general assumiu o cargo após a saída do médico Nelson Teich, que se recusou a recomendar protocolo de uso de cloroquina, como queria o presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz