Pelo menos 13 navios aguardam em alto-mar a melhora das condições de operação no canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes nesta sexta-feira (6). A “fila” de cargueiros é causada pela suspensão das atracações no Complexo Portuário do Itajaí-Açu em razão das condições climáticas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
O último navio que permanecia atracado na Portonave partiu no início da tarde. Parte dos cargueiros previstos para os próximos dias desviaram a rota para outros terminais, como o Porto de Paranaguá. Outros permanecerão aguardando uma “janela” de melhora nas condições de navegação.
Segundo as informações da Praticagem, que manobra os navios no canal de acesso, quatro embarcações deveriam entrar nesta sexta-feira nos terminais que integram o complexo. No sábado, estavam previstas 12 atracações e nove saídas. E, no domingo, outras seis desatracações. São 31 manobras no total.
Enchente em Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e Defesa Civil prevê 3º pico
Continua depois da publicidade
As condições de navegação, que incluem a situação do vento, das correntes marítimas e da correnteza do Rio Itajaí-Açu, são avaliadas pela Praticagem e atestadas pela Marinha do Brasil, que determina abertura ou o fechamento do canal. Com a previsão de mais chuva, e a enchente que já atinge cidades como Rio do Sul, a tendência é que a correnteza do Rio Itajaí-Açu permaneça intensa nos próximos dias, o que torna incerta, até o momento, a retomada das manobras.
Blumenau acerta com decisão difícil de interromper Oktoberfest
Os portos de Itapoá e São Francisco do Sul, no Norte do Estado, e de Imbituba, no Sul, não têm o mesmo impacto de correntezas fluviais porque os atracadouros ficam em áreas marítimas, sem interferência direta dos rios. Apesar disso, os terminais também seguirão sob monitoramento das condições de operação.
Fotos mostram cidades do Vale do Itajaí com alagamentos