Um programa do Instituto do Meio Ambiente (IMA) vai permitir que empresas privadas financiem projetos, infraestrutura e atrativos nas unidades de conservação estaduais. O projeto se estende aos 10 parques e reservas ambientais que são de responsabilidade do Governo do Estado, e que se estendem por todas as regiões de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A ideia é que empresas possam “adotar” trilhas ou espécies animais, prestar serviços, executar pesquisas e doar bens ou dinheiro para a conservação das unidades de conservação. Em troca, poderão colocar sua marca nesses espaços e receberão um selo do IMA, atestando a parceria.
Empresas privadas também poderão propor projetos de turismo sustentável e de visitação para as unidades de conservação. No entanto, projetos de instalação de atrativos turísticos, por exemplo, precisarão passar por outros âmbitos de aprovação.
O objetivo das parcerias é ajudar o Estado no custeio e manutenção dos parques e reservas estaduais. Os projetos do IMA para os próximos anos somam cerca de R$ 10 milhões.
Continua depois da publicidade